Isaurora Cláudia Martins de Freitas
Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Ceará (1991), mestrado em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (2000) e doutorado em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (2006) com sanduíche na Universidade de Lisboa. Atualmente é professora adjunta da Universidade Estadual Vale do Acaraú. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia da Juventude e Sociologia da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: criança e adolescente, cidadania, arte-educação, juventude e processos de socialização, mobilidade.
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/3717727283873872
Publicações:
Os Universitários Viajantes: suas práticas e sociabilidades
Publicações:
Os Universitários Viajantes: suas práticas e sociabilidades
Estigmas, Hierarquias e Práticas de Poder num Contexto de Mobilidade Estudantil
Escola e Organização não Governamental: educação formal e não formal de jovens da periferia de Fortaleza
A República Estudantil como Experiência de SI
As Repúblicas Estudantis e seus Significados
O Transporte Universitário e a Constituição da Identidade Estudantil
A Recepção dos Espetáculos de Dança Produzidos por uma ONG Brasileira
Arte e Cidadania numa Experiência Pedagógica com Crianças e Adolescentes Pobres do Brasil
Destinos (Im)Prováveis: trajetórias de jovens egressos de uma experiência de arte-educação
Ivna de Holanda Pereira
A República Estudantil como Experiência de SI
As Repúblicas Estudantis e seus Significados
O Transporte Universitário e a Constituição da Identidade Estudantil
A Recepção dos Espetáculos de Dança Produzidos por uma ONG Brasileira
Arte e Cidadania numa Experiência Pedagógica com Crianças e Adolescentes Pobres do Brasil
Destinos (Im)Prováveis: trajetórias de jovens egressos de uma experiência de arte-educação
Ivna de Holanda Pereira
Possui doutorado em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (2006). Atualmente é professora Adjunta da Universidade Estadual Vale do Acarau. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: cidadania, participação, inclusão social, história da educação e formação.É integrantre do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Culturas Juvenis - GEPECJU ; do Grupo de História e Memória Social da Educação e Cultura-MEDUC; da Incubadora Universitária de Empreendimentos Econômicos Solidários - IEES-UVA.
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/2826990104221323 Publicações:
Juventude Rural, Formação e Trabalho na Perspectiva da Economia Solidária
Atualmente é Professora do Curso de Pedagogia, da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) e Coordenadora do Curso de Pedagogia. Tem experiência na docência, com atuação na área de Políticas Públicas (Assistência Social, Criança e adolescente, juventude), gestão social e movimentos sociais. Representante da Coordenação do Centro de Ciências da Educação junto ao Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE), da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), desde fevereiro de 2009. Coordenadora do Curso de Licenciatura em Pedagogia (1ª e 2ª licencitura) do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR), na Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), desde outubro de 2009.Coordenadora do Curso de Especialização em Psicopedagogia. Pesquisadora e membro do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre culturas juvenis, coordenando a linha de pesquisa "juventude, trabalho e políticas públicas". Doutoranda em Sociologia, pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Ceará.
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/6265061354535041
Publicações:
O Lugar das Juventudes nas Estatísticas do Desemprego
Concepção(ções) das Juventudes sobre Gênero e Sexualidade
Aprendendo a ser Trabalhador: na cadência do primeiro passo
Juventude, Participação Política e Luta por Direitos
"Há uma Grande Desordem sob o Céu, a Situação é Excelente" - juventude, trabalho e futuro
Publicações:
O Lugar das Juventudes nas Estatísticas do Desemprego
Concepção(ções) das Juventudes sobre Gênero e Sexualidade
Aprendendo a ser Trabalhador: na cadência do primeiro passo
Juventude, Participação Política e Luta por Direitos
"Há uma Grande Desordem sob o Céu, a Situação é Excelente" - juventude, trabalho e futuro
Márcio Fonseca Benevides
Bacharel em Comunicação Social (habilitado em Publicidade e Propaganda) pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e Mestre em Sociologia pela mesma instituição. Ex-bolsista de mestrado do CNPq. Possui experiência profissional nas áreas de Comunicação Social (redação, criação, produção cultural e audiovisual), Ciências Sociais (Sociologia e Antropologia) e Filosofia (Ética, Estética e Política). É coordenador da linha de pesquisa "Juventude, Arte e Novas Sociabilidades" no Grupo de Estudos e Pesquisas de Culturas Juvenis (GEPECJU) da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), cadastrado pelo CNPq. Desenvolve pesquisas nos seguintes eixos temáticos: cibercultura e visibilidade, juventude e produção de subjetividade, música e cultura pop, luto e morte, novas metodologias e sociabilidades. Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/3280842284157484
Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (2004) e mestrado em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (2007). Atualmente é doutorando em Sociologia na Universidade
Livre de Berlim, desenvolvendo a tese “Virtualização do corpo e sexualidades
online: encontros gay, gênero e performatividade”. Suas pesquisas abrangem um
corpo teórico interdisciplinar com ênfase nos estudos de gênero e sexualidade,
geografias da sexualidade, sociologia da cultura, teoria queer, perspectivas pós-coloniais, performance art e artes visuais. Foi estudante visitante na
Columbia University (Institute of Latin American Studies), Nova York, USA;
pesquisador visitante no Programa de Posgrado en Estudios de Género na
Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM), México, e aluno especial no
Programa de Pós-graduação em Antropologia Social da Universidade de Campinas
(Unicamp). Atualmente vem sintonizando seu trabalho com intervenções para além
do campo acadêmico, principalmente em conexão com o universo das artes e dos
novos media, dando palestra na Transmediale Festival for Art and Digital
Culture, em fevereiro de 2014, em Berlim, e realizando curadoria como membro do
coletivo queer (heidy) para a exposição “What is queer today is not queer
tomorrow” em Berlim. Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/9699600832686581
Publicações:
"Um Barulho na Cidade": culturas juvenis e espaço urbano
Máquinas Territoriais Urbanas: estéticas musicais e processos de subjetivação em um clube
O Mistério do Ministério: Pierre Bourdieu e a Política Democrática - resenha
COMPLESSITÀ E FLUIDITÀ DEI PERCORSI MIGRATORI: IL CASO DELLA CONCENTRAZIONE DEI BOHEMIANS A BERLINO -- pp. 311 - 320
Palestra: Geographies of Sexualities. The dating apps world
Publicações:
"Um Barulho na Cidade": culturas juvenis e espaço urbano
Máquinas Territoriais Urbanas: estéticas musicais e processos de subjetivação em um clube
O Mistério do Ministério: Pierre Bourdieu e a Política Democrática - resenha
COMPLESSITÀ E FLUIDITÀ DEI PERCORSI MIGRATORI: IL CASO DELLA CONCENTRAZIONE DEI BOHEMIANS A BERLINO -- pp. 311 - 320
Palestra: Geographies of Sexualities. The dating apps world
Fabiana Araújo Lima
Assistente Social graduada em Serviço Social pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Mestranda em Saúde da Família pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Campus Sobral-CE. Especialista em Saúde da Família pela Escola de Formação em Saúde da Família Visconde de Sabóia (EFSFVS) e Universidade Vale do Acarau (UVA) em Sobral-CE (Especialização com Caráter de Residência Multiprofissional). Tutora da Residência Multiprofissional em Saúde da Família da EFSFVS. Docente do Curso de Serviço Social do Instituto Superior de Teologia Aplicada - INTA/Sobral-CE. Possui como linhas de pesquisa: Juventude, Violência, Promoção da Saúde, Participação Social e Serviço Social na Estratégia Saúde da Família. Currículo lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4440662A4