Apresentação



A expressão culturas juvenis tem sido utilizada como meio de acesso à multiplicidade de práticas, atitudes e modos de ser verificados no cotidiano do segmento juvenil. Afirma-se assim, a heterogeneidade em detrimento da homogeneidade, para dar lugar aos múltiplos sentidos que a condição juvenil elabora e assume. Abrigando pesquisadores e estudantes das áreas das Ciências Humanas e da Educação, bem como profissionais de diversas áreas que trabalham com jovens, o objetivo do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Culturas Juvenis (GEPECJU) é estimular o debate interdisciplinar e a pesquisa em torno das culturas juvenis, levando em conta as seguintes questões: Que experiências marcam a vivência da condição juvenil em diferentes tempos e espaços e como essas experiências se articulam com as especificidades dos distintos meios sociais e culturais? Como, a partir das suas vivências, os jovens recriam a relação espaço/tempo e atribuem significados ao ser jovem? Que territorialidades e mapas identitários emergem das experiências juvenis? Como os jovens processam as mudanças verificadas no mundo contemporâneo e recriam as relações entre si, com os outros e com as instituições encarregadas de socializá-los? Que formas de sociabilidade e modalidades de socialização podem ser verificados nos contextos juvenis? Como os jovens expressam suas experiências do ponto de vista estético, cultural e político na cidade e no campo?
O GEPECJU foi criado e certificado pelo CNPQ em 2008, sob a coordenação das professoras Dra. Isaurora Cláudia Martins de Freitas (Ciências Sociais - UVA) e Dra. Ivna de Holanda Pereira (Pedagogia - UVA). Desde então, o grupo vem desenvolvendo as seguintes atividades:
·        Reuniões quinzenais para leitura e discussão de textos pertinentes às temáticas das linhas de pesquisa do grupo;
·    Desenvolvimento de pesquisas relacionadas às linhas de pesquisa;
·    Apresentação e discussão dos resultados das pesquisas realizadas pelos membros do grupo;
·    Trabalhos de extensão em escolas públicas e outras instituições que trabalham com jovens;
·     Realização de palestras e seminários sobre as temáticas relacionadas às juventudes.
Nossas reuniões acontecem sempre às quartas-feiras, às 16h, nas dependências do curso de Pedagogia da UVA, no Campus da Betânia, na cidade de Sobral e são abertas a todos que queiram participar.
Com este blog pretendemos socializar os resultados de nossas discussões e pesquisas, ampliando nossa rede de contatos e interlocução.

Sejam todos muito bem-vindos!!!!

Um comentário:

  1. Boa noite,

    Convidamos você para participar de nosso evento!!!
    O II Colóquio Internacional de Justiça Juvenil na Contemporaneidade será um evento de produção e composição científica com alcance internacional cujo objetivo centra-se em fomentar a discussão, não apenas no âmbito acadêmico, visando à aplicabilidade nas práticas sociais de pessoas que atuam no campo dos adolescentes envolvidos com a Justiça e a violência. Aprofunda-se a reflexão sobre a temática dos adolescentes envolvidos com a prática de ato infracional e a intervenção do Estado em suas vidas.
    Resultado da sistematização dos trabalhos realizados na Universidade Federal do Rio Grande do Sul nos anos de 2014 e 2015, bem como dos constantes intercâmbios e trocas de experiências entre as pessoas que atuam na pesquisa acadêmica e as que atuam em práticas com adolescentes envolvidos com a violência e justiça, no ano de 2016 o Colóquio terá a sua 3ª edição.
    O evento será realizado no Salão Nobre do Fórum Central novo de Porto Alegre, bem como na sede AJURIS, e terá o IBCCRIM (Instituto Brasileiro de Ciências Criminais), o ILEA (Instituto de Estudos Latinoamericanos Avançados), a Escola de Humanidades da PUCRS, a Ajuris (Associação de Juízes do RS), a RENADE (Rede Nacional de Defesa aos Adolescentes em Conflito com a Lei), a Fundación Sur, a AJURIS (Associação de Juízes do Rio Grande do Sul), o DEDS (Departamento de Educação e Desenvolvimento Social), o Instituto Tolerância, a Ciespi, CAAR (Centro Acadêmico André da Rocha), entre outros, como parceiros, promotores e apoiadores deste evento.
    PROGRAMAÇÃO DETALHADA:
    I. CONFERÊNCIAS
    1) Conferência de Abertura: Justiça Juvenil na Contemporaneidade: Conjuntura e Panorama Geral Latino-americano
    2) Conferência 2: Intervenção Socioeducativa no Meio Aberto
    3) Conferência 3: Opressões Específicas e Adolescência
    4) Conferência 4: Da Proibição à Legalidade: Tráfico e Medicalização
    5) Conferência 5: Justiça Penal Juvenil
    6) Conferência Final: O Estado em Conflito com os Adolescentes
    II. MINICURSOS
    1)Justiça restaurativa
    2) Acompanhamento Juvenil
    3) Teses Defensivas no Direito Penal
    4) Saúde do Trabalhador
    5) O Educador e os Desafios Metodológicos da Prática Social
    III. GRUPOS DE TRABALHOS
    GT 1: Criminologia e Violência
    GT 2: Violência, Gênero e Adolescência
    GT 3: Educação Social: Educação Não Escolar e Socioeducação
    GT 4: Adolescentes e Saúde Mental
    GT 5: Métodos Alternativos de Resolução de Conflitos
    GT 6: Processo e Sistema de Justiça Juvenil
    GT 7: Instituições da Justiça Juvenil e do Sistema Socioeducativo

    Maiores informações
    Site Oficial: http://www.coloquiointernacionaljj.com.br/
    Página no Facebook: https://www.facebook.com/II-Col%C3%B3quio-Internacional-de-Justi%C3%A7a-Juvenil-932215246808107/?fref=ts
    Evento no Facebook: https://www.facebook.com/events/1599828266981933/

    Qualquer dúvida, não hesitem em nos contactar. Aguardamos vocês!!!
    Att.,
    Comissão Organizadora
    II Colóquio Internacional de Justiça Juvenil na Contemporaneidade

    ResponderExcluir