sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Publicações Recentes sobre Juventudes no Ceará

A produção acadêmica sobre a temática das juventudes vem crescendo consideravelmente no Ceará, especialmente no campo das Ciências Sociais e da Educação. Monografias, dissertações, teses têm sido elaboradas abordando os mais variados aspectos da vida dos jovens. Infelizmente, boa parte dessa produção não chega a ser publicada em livros ou revistas acadêmicas, o que dificulta sua divulgação. 
Dedicamos essa postagem à divulgação de algumas obras (aquelas que chegaram ao nosso conhecimento), publicadas recentemente no Ceará, frutos de pesquisas realizadas com jovens.

O livro Jovens na Política: Animação e Agenciamento do Voto em Campanhas Eleitorais, de autoria de Danyelle Nilin Gonçalves, foi publicado no final do ano de 2012, pela Pontes Editores,  e analisa a participação de jovens em campanhas eleitorais no Brasil e no México. A autora, que é professora do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal do Ceará (UFC) e pesquisadora do Laboratório de Pesquisas em Política e  Cultura, realizou a pesquisa durante as campanhas eleitorais do ano 2000 em Fortaleza, Acaraú(CE) e Cidade do México. Identificando a participação de jovens organizados de forma voluntária ou não na animação das campanhas eleitorais, a pesquisadora teve como intuito principal refletir sobre o significado dessa participação, levando em conta o embate entre "voluntarismo" e "remuneração" que faz surgir o debate sobre a legitimidade ou não de certos grupos.

"Juventude, Violência e Drogas: os desafios às políticas de segurança", organizado pelo professor Antônio dos Santos Pinheiro, da Universidade Regional do Cariri (URCA), foi publicado em 2013 pela FUNCAP. A obra apresenta os resultados de uma pesquisa realizada na cidade de Juazeiro do Norte, localizada no sul do Ceará, tendo como objetivo pensar a relação entre juventude, violência e drogas como um desafio às políticas públicas de segurança no estado do Ceará. Escrito em colaboração com os ex-bolsistas de iniciação científica Wendell de Freitas Barbosa e Dennys Helber da Silva Souza, o livro propõe uma compreensão de violência, em particular aquela relacionada ao "tráfico de bocadas", como "rede constituída por normatividades e disciplinas".

"A Criação está no Ar: Juventudes, Política, Cultura e Mídia" é o título do livro lançado em 2013, com selo da EdUECE, por Alexandre Barbalho, professor dos Programas de Pós-Graduação em Políticas Públicas da Universidade Estadual do Ceará (UECE) e em Comunicação da Universidade Federal do Ceará (UFC). A obra é fruto da pesquisa "Minorias, cidadania e mídia: políticas culturais juvenis no espaço  público contemporâneo", realizada entre os anos 2005 e 2010 com apoio do Programa de Iniciação Científica do CNPq. Compreendendo as juventudes pela ótica dos movimentos minoritários, o autor se ocupou em analisar "as formulações e experiências político-culturais" de atores não governamentais, buscando perceber as peculiaridades desses movimentos como alternativas à cultura política hegemônica. Para tal fim, tomou como campo empírico projetos destinados a envolver os jovens em produções culturais e midiáticas, especialmente os realizados pela  ONG Alpendre, de Fortaleza, e pela Fundação Casa Grande, de Nova Olinda (sul do Ceará).

Oriundo da pesquisa realizada para a tese de doutorado do sociólogo Irapuan Peixoto Lima Filho, o livro intitulado "Em Tudo o que eu Faço, eu Procuro ser Muito Rock in Roll: Rock, estilo de vida e rebeldia" analisa o universo roqueiro na cidade de Fortaleza, buscando compreender o estilo de vida, os discursos e as práticas de rebeldia dos amantes do rock, bem como a rede de relações sociais na qual esses sujeitos estão envolvidos. Em sua análise, o autor, que atualmente é professor do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal do Ceará (UFC), identificou a divisão dos roqueiros em coletivos, que ele chama de agrupamentos, com características distintas. Dentre os agrupamentos, destaca especialmente os metaleiros e os "alternativos" e mostra os conflitos que surgem deles entre si e com os demais agrupamentos, seja de roqueiros ou de não roqueiros. A obra foi publicada em 2013 pela Imprensa Universitária da UFC.

Fruto de pesquisas realizadas ao longo de vários anos com jovens urbanos e rurais, "Juventude, Formação e Valores" foi publicado em 2013 pela Expressão Gráfica e Editora. A autoria da maior parte dos textos é de Maria Nobre Damasceno, professora aposentada da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará (UFC) e pioneira nos estudos sobre juventudes na referida Faculdade. Um dos capítulos da obra é de autoria de Esdras Barbosa Nobre, pós-graduado em Gestão e Marketing Esportivo. O objetivo dos estudos apresentados no livro é compreender a socialização e os saberes dos sujeitos jovens, verificando como eles entendem e vivenciam os valores  sociais, especialmente os originados na família e nas organizações juvenis.

"Sociologia e Juventude no Ensino Médio: Formação, PIBID e outras experiências", organizado pela socióloga Danyelle Nilin Gonçalves e publicado em 2013 pela Pontes Editores, traz textos oriundos da conferência de abertura, das mesas redondas e dos Grupos de Trabalho (GTs) do III Encontro Nacional sobre Ensino de Sociologia na Educação Básica (ENESEB), ocorrido em Fortaleza, de 31 de maio a 03 de junho de 2013. Os textos do livro são assinados pelos seguintes autores: Bernard Lahire; Rogéria Martins e Diogo Tourino de Sousa; Marcelo Rodrigues Conceição e Adriano Pereira Santos; Paulo Pires de Queiroz, Carolina de Souza Amorim e Ingrid de Faria Gomes; Anita  Handfas e Mario Bispo dos Santos; Lígia Wilhelms Eras e Fernanda Feijó; Geovani Jacó de Freitas; Isaurora Cláudia Martins de Freitas e Irapuan Peixoto Lima Filho; Diego Pereyra; Amurabi Oliveira e Vilma Soares Lima; Rosemary de Oliveira Almeida e Judas Tadeu Pereira Alves.

No rol das publicações recentes sobre o tema das juventudes, editadas no Ceará, merecem destaque ainda dois números temáticos da Revista O Público e o Privado, do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas da Universidade Estadual do Ceará. O primeiro deles, lançado no segundo semestre de 2012, traz o Dossiê Crianças e Jovens nas Políticas Públicas que pode ser acessado pelo link: http://www.seer.uece.br/?journal=opublicoeoprivado&page=issue&op=view&path%5B%5D=38

O outro número, lançado em novembro de 2013, é o Dossiê Temático Juventudes e Políticas Públicas que pode ser acessado pelo link: http://www.seer.uece.br/?journal=opublicoeoprivado&page=issue&op=view&path%5B%5D=64




quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Maria Nobre Damasceno nos Debates Contemporâneos sobre Juventude(s)

Em sua última edição do ano de 2013, o ciclo de palestras Debates Contemporâneos sobre Juventude(s), projeto de extensão organizado pelo GEPECJU em parceria com a Coordenadoria de Políticas Públicas de Juventude de Sobral, contará com a presença da Profa. Dra. Maria Nobre Damasceno que debaterá o tema Juventude, Formação e Valores e lançará livro com o mesmo título. O evento ocorrerá no dia 05 de novembro, às 19h, no auditório central da UVA, localizado no Campus da Betânia.



Sobre a Palestrante

Maria Nobre Damasceno é doutora em Educação pela UFRGS e atualmente é professora titular aposentada da UFC.
Durante anos de sua vida acadêmica, foi bolsista de produtividade de pesquisa do CNPq, resultando na publicação de livros, artigos, capítulos de livros, entre outras produções, sobre escola, trabalho e saber, juventude, família, campesinato, identidade e outros que atualmente são referências importantes especificamente no meio acadêmico.
Atualmente continua uma pesquisadora ativa, as recentes publicações que levam seu nome são: “Juventude, Formação e Valores” e “O sagrado chão da vida, a saga de uma família”.

terça-feira, 17 de setembro de 2013

Professor Alexandre Barbalho nos Debates Contemporâneos sobre Juventude(s)

O Prof. Dr. Alexandre Almeida Barbalho será o convidado da próxima edição dos Debates Contemporâneos sobre Juventude(s) - Ciclo de palestras organizado pelo GEPECJU. Alexandre Barbalho debaterá o tema Juventudes, Cultura e Comunicação, no dia 24 de setembro, no auditório Milton Santos do Centro de Ciências Humanas da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), às 19h. Na ocasião será lançado o livro A criação está no Ar: Juventudes, Politica, Cultura e Mídia, publicado recentemente pelo professor.


Sobre o palestrante:
Possui licenciatura em História pela Universidade Estadual do Ceará (UECE- 1990), bacharelado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Ceará (UFC- 1993), mestrado em Sociologia pela UFC (1997) e doutorado em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA-2004). É professor adjunto do curso de História e do PPG em Políticas Públicas da UECE e do PPG em Comunicação da UFC. Tem experiências nas áreas de Comunicação e Cultura, com ênfase em Políticas de Comunicação e Cultura, atuando principalmente nos seguintes temas: política cultural, cultura, estado, mídia, minorias, contracultura e cultura brasileira. É autor de: Relações entre Estado e cultura no Brasil (Unijuí, 1998); Cultura e imprensa alternativa (UECE, 2000); Lívio Xavier. Cultura e política (A Casa, 2003), A modernização da cultura (UFC, 2005), Textos Nômades: Política, cultura e mídia (CCBNB, 2008). É organizador de Brasil, brasis: Identidades, cultura e mídia (Fund. Demócrito Rocha, 2008) e co-organizador de: Letras ao sol. Antologia comentada da literatura cearense (com Oswald Barroso - Fund. Demócrito Rocha, 1998), Comunicação e cultura das minorias (com Raquel Paiva - Paulus, 2005); Políticas Culturais no Brasil (com Albino Rubim - UFBA, 2007); Comunicacão para a cidadania: Questões teóricas e metodológicas (com Bruno Fuser e Denise Cogo - Intercom, 2010) e Comunicacão e cidadania: Questões contemporâneas (com Bruno Fuser e Denise Cogo - Fund. Demócrito Rocha, 2011).

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

PROGRAMAÇÃO 2013.2

O GEPECJU deu início às atividades do semestre 2013.2 no dia 21 de Agosto, ocasião em que foi feito o planejamento para o referido semestre. Nossas reuniões ocorrerão, como de costume, às quartas-feiras, das 16h às 18h, na sala dos Grupos de Pesquisa do curso de Pedagogia. Além das discussões de textos temáticos, contaremos esse semestre com a apresentação de trabalhos de pesquisa dos membros do GEPECJU numa programação que estamos chamando de Seminários GEPECJU. Foi definido também o calendário do projeto de extensão Debates Contemporâneos sobre Juventude(s) -Ciclo de Palestras. Segue a nossa programação:

Dia 04/09 - Seminários GEPECJU
Tema: Juventude(s) do Meio Rural
Apresentações: 
1. Jovens Rurais:Um olhar sobre a emigração no município de Meruoca - Ceará
Autor: Edison Lopes Nascimento
2. Vidas em Trânsito: Juventude rural e mobilidade(s) pelo acesso ao ensino superior
Autora: Talita Silva Bezerra

Dia 18/09 - Estudo de Textos
Tema: Juventude e  Família

Dia 02/10 - Seminários GEPECJU
Tema: Juventude e Educação
Apresentações:
1. Repensamento a Função Social da Escola: reflexões a partir da análise em uma comunidade na periferia de Sobral
Autor: Francisco Silva de Sousa (Chiquinho)
2. A Educação à Distância no Brasil: história e fundamentos
Autora: Ana Margareth Pereira

Dia 16/10 - Estudo de Textos
Tema: Juventude e Trabalho

Dia 30/10 - Seminários GEPECJU
Tema: Juventudes, Participação e Políticas Públicas
Apresentações:
1. Participação de Jovens nas Políticas Públicas de Sobral
Autora: Leidiane Nascimento
2. As Políticas Públicas de Juventude em Sobral
Autor: Igor Bezerra

Dia 13/11 - Estudo de Textos
Tema: Juventude e Trabalho

Dia 27/11 - Seminários GEPECJU
Tema: Juventudes Universitárias
Apresentações:
1. Trajetórias e Projetos de Vida na Mobilidade: Os universitários das Viagens Intermunicipais
Autora: Edilmara Kayt Silveira Fernandes
2. Ser Universitário: Sentidos atribuídos pelos estudantes da UVA
Autora: Nayana Mara Arruda Albuquerque

DEBATES CONTEMPORÂNEOS SOBRE JUVENTUDE(S) - CICLO DE PALESTRAS

Programação 2013.2

Data: 24/09/2013
Tema: Juventudes, Cultura e Comunicação
Palestrante: Prof. Dr. Alexandre Almeida Barbalho (UECE)
Local: Auditório Milton Santos (Campus do Junco-CCH/UVA)
Hora: 19h

Data: 05/11/2013
Tema: Juventudes e Família
Palestrante: Profa. Dra. Maria Nobre Damasceno (UFC)
Local: Auditório Central da UVA (Campus da Betânia)
Hora: 19h



terça-feira, 27 de agosto de 2013

Estatuto da Juventude vira Lei

O Estatuto da Juventude, que vinha tramitando no Congresso Nacional há quase dez anos, foi finalmente sancionado pela Presidência da República, no dia 05 de agosto e publicado no Diário Oficial da União no dia 06 de agosto. 
Apesar de trazer pontos polêmicos, como a restrição do direito à meia entrada em eventos, que fica restrita a 40% dos ingressos disponíveis, a expectativa é de que o Estatuto ajude a aprofundar os direitos, já previstos em lei, da população de 15 a 29 anos, respeitando as especificidades e a diversidade dos jovens.

Para quem ainda não teve acesso ao texto completo do Estatuto, segue o link:



terça-feira, 20 de agosto de 2013

Início das Atividades do Semestre 2013.2

O Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Culturas Juvenis (GEPECJU) comunica a todos os seus membros e parceiros que, após o recesso do mês de julho, estará dando início às atividades do semestre 2013.2 na quarta-feira, dia 21 de agosto. Realizaremos nossa reunião ordinária, a partir das 16h, na sala dos grupos de pesquisa do curso de Pedagogia da UVA, localizada no Campus da Betânia, em Sobral. Na ocasião, faremos o planejamento das atividades para o atual semestre letivo, elegendo as temáticas de estudo e elencando nomes e temas para os Debates Contemporâneos sobre Juventude(s).

Contamos com a participação de tod@s!!!!

quinta-feira, 13 de junho de 2013

Debate sobre Redução da Maioridade Penal

O GEPECJU, em parceria com a Coordenadoria de Pesquisa da Faculdade Luciano Feijão e a Coordenadoria de Juventude da Prefeitura Municipal de Sobral, realizará no dia 18 de junho de 2013, às 19h, no Centro de Convenções de Sobral, um debate com o tema Redução da Maioridade Penal. Como palestrante teremos o advogado e militante dos Direitos Humanos Renato Roseno e como debatedores os professores André Tabosa (FLF) e Raphael Gomes Viana (UVA).
A discussão sobre a redução da maioridade penal tem ocupado atualmente amplo espaço na mídia brasileira, nos debates políticos em espaços institucionais, redes sociais e espaços públicos. Há um clamor por parte de alguns setores da sociedade para que o congresso nacional aprove mudanças no Estatuto da Criança e do Adolescente visando diminuir a idade penal de 18 para 16 anos. 
Preocupado com as análises pouco cuidadosas que têm conquistado a opinião pública para tal proposta, o GEPECJU e seus parceiros intencionam contribuir com o debate, trazendo pessoas qualificadas para realizar uma leitura responsável e consequente sobre a realidade dos adolescentes brasileiros, especialmente no que se refere à relação destes com a violência e com as medidas socioeducativas a eles destinadas em casos de envolvimento com atos infracionais.


sábado, 8 de junho de 2013

Debate com a Professora Celecina Veras sobre Juventudes e Tecnologias

O ciclo de palestras Debates Contemporâneos sobre Juventude(s), organizado pelo GEPECJU, contará com a presença da Profa. Dra. Celecina de Maria Veras Sales em sua segunda edição de 2013. A professora abordará o tema "Juventudes e Tecnologias: comunicação, conexão e interatividade". O debate ocorrerá no dia 13 de junho, às 19 h, no auditório central da UVA, no Campus da Betânia.

Celecina de Maria Veras Sales possui graduação em Serviço Social pela Universidade Federal do Maranhão (1982), mestrado em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (1995) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2003). Pós-Doutorado no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (2008). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal do Ceará. Tem experiência na área de Educação Popular e Sociologia Rural com ênfase em Juventude Rural e Relações de Gênero, atuando principalmente nos seguintes temas: juventude e cultura, juventude e política, gênero, mulher e política, rural, educação popular e movimentos sociais.




terça-feira, 30 de abril de 2013

Membros do GEPECJU Realizam Oficina Juventude Rural, Escola e Trabalho


Na manhã do dia 19 de abril de 2013, realizou-se no Centro Cooperativo Popular em Santana do Acaraú/Ce, a Oficina Juventude Rural, Escola e Trabalho, atividade integradora do Projeto Juventude Rural, Formação e Trabalho nos Empreendimentos Econômicos Solidários sob o desenvolvimento da Profª. Drª. Ivna de Holanda Pereira e das bolsistas Maria Alexandra Carneiro (FUNCAP) e Antônia Fabrina Mendes dos Santos (CNPQ), tendo a colaboração na Oficina das alunas Iraci Matos do Nascimento e Ivanda Marques (8º período/Pedagogia – UVA).
Participaram da Oficina jovens entre 10 e 23 anos, filhos de agricultores das localidades de Ingá, Camará, Córrego das Almas, Várzea Comprida, Lagoa do Serrote, Ipueirinha, Fazendinha e Fazenda Oriente.
A Oficina teve como objetivos: compreender o significado da Escola na vida da Juventude; discutir com a Juventude a relação entre conteúdos escolares e Trabalho; refletir sobre o significado dos denominados Empreendimentos Econômicos Solidários – EES (Ex: COOPASA, FEAGRIFAMILIAR, APISA, dentre outros em formação/instalação), como possibilidade de trabalho e renda para a Juventude do meio rural de Santana do Acaraú/Ce. A professora Ivna Holanda e suas bolsistas estão ligadas à linha de pesquisa Juventude, Educação e Participação do GEPECJU.



Profa. Ivna Holanda com as alunas que desenvolveram a Oficina

quinta-feira, 18 de abril de 2013

Sobral Realiza o II Encontro Municipal de Movimentos e Organizações de Juventude

Será realizado no sábado, 20 de abril de 2013, o II Encontro Municipal de Movimentos e Organizações de Juventude do município de Sobral. O Encontro tem como objetivo eleger os representantes da sociedade civil que comporão o Conselho Municipal de Juventude no biênio 2013/2014. O GEPECJU, que participou do referido Conselho no biênio 2011/2012, será representado no evento pela professora Maria Isabel Linhares que lançará nossa candidatura para a próxima gestão do Conselho.
O evento acontecerá nas dependências da prefeitura de Sobral com início às 8h e término às 17h.
Consideramos importante a participação no evento e também no Conselho Municipal de Juventude por considerarmos que este constitui espaço político fundamental na construção das políticas públicas de juventude e o GEPECJU, como grupo que pesquisa a realidade dos jovens de Sobral, tem muito a contribuir com as discussões no interior do Conselho.


sábado, 30 de março de 2013

Professora Camila Holanda Abre a Edição 2013 dos Debates Contemporâneos sobre Juventude(s)


Foto

A edição 2013 dos Debates Contemporâneos sobre Juventude(s), ciclo de palestras organizado pelo GEPECJU, terá início no mês de abril. Nossa primeira convidada será a Profa. Dra. Camila Holanda que apresentará a pesquisa realizada com jovens em situação de rua da cidade de Fortaleza que resultou na sua tese de doutorado, defendida em julho de 2012 no Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Ceará (UFC). A palestra intitulada "Afetos de Rua: culturas juvenis e afetividades nos bastidores da cidade acontecerá no dia 17 de abril,às 19h, no Auditório Central da UVA, Campus da Betânia. As inscrições para o evento são gratuitas e podem ser feitas no site: eventos.uvanet.br


Camila Holanda Marinho possui graduação em Ciências Sociais (2001), mestrado (2004) e doutorado (2012) em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará, tendo participado do Programa de Doutorado no País com Estágio no Exterior (PDEE) no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa. Dedicou sua trajetória acadêmica aos estudos das culturas juvenis em contextos de violência dando destaque em suas reflexões à produção das redes de afetividade dos jovens. Participa dos grupos de pesquisa do CNPq: Poder, Violência e Cidadania. É pesquisadora do Laboratório de Estudos da Violência  (LEV) e do Laboratório das Juventudes (LAJUS), ambos da UFC.





domingo, 10 de março de 2013

PJMP Realiza XIII Assembléia Regional em Sobral

A Pastoral da Juventude do Meio Popular (PJMP) do Ceará realiazou este fim de semana (08 a 10 de março de 2013), na cidade de Sobral,  sua XIII Assembléia Regional. As discussões sobre conjuntura eclesial foram marcadas por críticas à Campanha da Fraternidade 2013, que tem a juventude como tema, e à Jornada Mundial da Juventude, mega evento a ser realizado em julho, no Rio de Janeiro. As críticas ressaltaram, sobretudo, a ausência, nos dois eventos, de uma discussão voltada para os problemas sociais que afetam a juventude brasileira, como o extermínio de jovens, constatado pelo último Mapa da Violência. Nas falas dos jovens da PJ percebe-se a cobrança por uma Igreja que icentive os jovens a adotarem atitudes menos comtemplativas e mais voltadas para a luta por justiça e equidade social.
O GEPECJU se fez presente à Assembléia através de uma de suas coordenadoras. A Profa. Isaurora Martins (UVA) foi convidada a contribuir com o evento discutindo o tema Juventude e Políticas Públicas.

Jovens presentes à XIII Assembléia Regional da PJMP

Profa. Isaurora Martins com jovens da PJMP


Calendário de Reuniões 2013.1

Reunidos no dia 27 de fevereiro os membros do GEPECJU definiram o caledário de reuniões do Grupo para o semestre 2013.1. Foram definidos também os temas  a serem discutidos ao longo do semestre.

Março:

13/03 - Juventude, Gênero e Sexualidade
27/03 - Juventude, Gênero e Sexualidade

Abril:

10/04 - Juventude e Escola
24/04 - Juventude e Escola

Maio:

08/05 - Juventude e Família
22/05 - Juventude e Família

Os temas das reuniões do mês de junho que ocorrerão nos dias 05 e 19 ficaram em aberto, pois serão destinadas à apresentação das pesquisas em andamento realizadas pelos membros do Grupo. 

As reuniões acontecem às 16h, na sala dos núcleos de pesquisa do curso de Pedagogia, no Campus da Betânia (UVA).

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

GEPECJU Inicia suas Atividades do ano de 2013

O ano de 2012 foi muito especial para o nosso grupo de pesquisa. Além de conseguirmos manter a sistemática das nossas reuniões ordinárias, recebemos novos membros, criamos uma nova linha de pesquisa e lançamento o projeto de extensão "Debates Contemporâneos sobre Juventudes", ciclo de palestras que se propõe a levar a Sobral profissionais de diversas instituições que pesquisam juventude ou desenvolvem trabalhos com jovens. Na edição de 2012, o projeto levou a Sobral e também a Fortaleza (numa parceria com a Prefeitura Municipal desta cidade) a Profa. Elisa Guaraná de Castro (UFRRJ), o Prof. Paulo César Carrano (UFF), a Profa. Regina Novaes (UFRJ) e o Prof. José Machado Pais. 
Destacamos ainda como atividades do ano de 2012 a participação dos membros do GEPECJU em eventos acadêmicos de grande importância: V Simpósio Internacional sobre a Juventude Brasileira (JUBRA); XV Encontro de Ciências Sociais do Norte e Nordeste (CISO) e I Seminário Nacional Juventude Rural e Políticas Públicas e I Colóquio Internacional Diálogos Juvenis. Nossa participação nos referidos eventos se fez através da apresentação de trabalhos ou da coordenação de Grupos de Trabalho.

Em 2013 daremos continuidade às nossas atividades buscando ampliar nossos trabalhos e agregar novos membros. Nossa primeira reunião ordinária ocorrerá no dia 27 de fevereiro, às 16h, na sala dos Núcleos de Pesquisa do curso de Pedagogia, no Campus da Betânia (UVA). Na ocasião faremos o planejamento para o ano de 2013.

Desejamos a todos um 2013 proveitoso e de muitas realizações!!!!

FBSP Divulga Índice de Vulnerabilidade Juvenil à Violência

O Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) divulgou o índice de vulnerabilidade juvenil à violência nas cidades brasileiras. O índice tem como base os dados consolidados no senso demográfico de 2010 e considera as taxas de violência a que os jovens de 12 a 29 estão expostos em cidades brasileiras com mais de 100 mil habitantes, fazendo um comparativo entre os anos de 2007 a 2010. 
Para ter acesso aos resultados do levantamento é só clicar no link e baixar o arquivo disponível em PDF:

Índice de Vulnerabilidade Juvenil à Violência