segunda-feira, 21 de maio de 2012

GEPECJU no I Seminário Juventude Rural e Políticas Públicas



A convite da Secretaria Nacional de Juventude o GEPECJU está participando do I Seminário Juventude Rural e Políticas Públicas que acontece de 21 a 24 de maio de 2012, no Hotel St. Peter, em Brasília. O Grupo está sendo representado pela Profa. Isaurora Martins. Confiram a programação do Seminário:



PROGRAMAÇÃO
PRIMEIRO DIA 21/05
16h às 18h
Credenciamento dos Participantes e convidados
18h às 20h
Cerimônia Oficial de Abertura
SEGUNDO DIA 22/05
8:30h às 10h
Primeira mesa de trabalho
Juventude rural e a permanência no campo e na floresta: vida, terra, sustentabilidade
10h às 10:15
intervalo e Café
10h15 às 12h
Debate
12h às 14h
Almoço
14h às 16h
Segunda mesa de trabalho
Os desafios da construção das políticas públicas para a juventude rural
16h às 16h15
Intervalo e café
16h15 às17h30
Debate
17h30 às 19h
Oficina de imagens sobre a juventude no trabalho assalariado
19h às 19h30
Organização dos Grupos de Trabalho e Oficinas
19h30 às 21h
Jantar e intervalo
21h às 22h30
Mostra de filmes e imagens em experiências da juventude rural
TERCEIRO DIA 23/05
8h30 às 10h
Oficinas de Construção de Propostas de Políticas Públicas
10h às 10h15
Intervalo e café
10h15 às 12h
Retorno as oficinas
12h às 14h
Almoço e intervalo
14h às 16h
Oficinas de Construção de Propostas de Políticas Públicas
16h às 16h15
Intervalo e café
16h15 às 18h
Retorno a oficina
18h às 20h
Trabalho da relatoria: consolidação  do acúmulo dos grupos e primeira versão da contribuição final
19h às 21h
Jantar e intervalo
22h às 00h
Mostra Cultural
QUARTO DIA 24/05
8h30 às 10h
Apresentação dos resultados das Oficinas Temáticas
Balanço: Desafios e perspectivas
10h às 10h15
Intervalo e café
10h15 às 11h30
Consolidação da contribuição final
11h30 às 12h30
Mesa de encerramento
12h30
Almoço e despedida


domingo, 6 de maio de 2012

Elisa Guaraná de Castro Abre os Debates Contemporâneos sobre Juventude(s)

 Profa. Elisa Guaraná de Castro no Auditório Central da UVA


Na noite do dia 25 de abril de 2012, no Auditório Central da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), no campus da Betânia, em Sobral, ocorreu a abertura dos Debates Contemporâneo(s) sobre Juventude(s) - Ciclo de Palestras, organizado pelo GEPECJU com o apoio da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas de Juventude da Prefeitura Municipal de Fortaleza e da UVA. 
A palestra de abertura foi proferida pela Profa. Dra. Elisa Guaraná de Castro, docente da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e assessora da Secretaria Nacional de Juventude (SNJ). Abordando o tema Juventude e Políticas Públicas, a professora iniciou sua fala com um histórico da participação juvenil no Brasil e das políticas públicas de juventude. Em seguida, falou do atual contexto das políticas de juventude, enfatizando as ações e os desafios da SNJ e do Conselho Nacional de Juventude (CONJUV) na efetivação de uma política pautada na ampla participação dos jovens brasileiros. Nesta perspectiva, deu especial enfoque à Conferência Nacional de Juventude, relatando seus principais resultados e anunciou a criação do Participatório, mecanismo pensado pela SNJ para ampliar o diálogo entre governo e sociedade no que concerne aos temas relacionados às juventudes, aliando pesquisa e participação.
A palestra de Elisa Guaraná em Sobral contou com ampla participação de professores, estudantes e profissionais de diversas áreas não só da UVA como de outras instituições.
Na tarde do dia 26, Elisa abordou o mesmo tema no Auditório Luiz de Gonzaga, do Departamento de Ciências Sociais da UFC, no campus do Benfica.
Os Debates Contemporâneos sobre Juventude(s) se estenderão até o final do ano de 2012 com uma programação de palestras realizadas em Sobral e em Fortaleza. Para junho está prevista a palestra sobre Juventude Rural com a Profa. Dra. Celecina Veras (UFC), além de já estarem confirmadas as presenças do Prof. Dr. Paulo César Carrano (UFF), em agosto e da Profa. Dra. Regina Novais (UFRJ), em setembro.


Membros do GEPECJU com a Profa. Elisa Guarané de Castro



quarta-feira, 2 de maio de 2012

José Machado Pais Lança Novo Livro

Sexualidade e Afectos Juvenis
(José Machado Pais)
 
 Este livro explora cartografias sentimentais do mundo dos jovens: imaginários, anseios, expectativas… mas também experiências afectivas, vida sexual, paixões e desgostos de amor. Jovens e respectivos pais são convidados a debater a educação sexual, confrontando-se as suas atitudes perante a sexualidade, os namoros e tradições veiculadas por provérbios. É um livro que aborda as imagens corporais na construção da identidade juvenil, as estratégias de sedução, os próprios actos de nomeação (alcunhas) nas relações sociabilísticas. Sobressaem caminhos metodológicos que valorizam as virtualidades semânticas do que os jovens pensam quando nos falam da realidade vivida. Por isso, ao analisarem-se os conflitos familiares, valorizaram-se conceitos sensibilizadores como jogo de corda, trepar, caldo entornado, apalpar terreno, estoirar dinheiro, rédeas curtas, rédeas largas… Enfim, um livro sobre jovens, escrito a pensar neles, mas também nos seus pais, tão frequentemente desarmados frente às surpresas que, inesperadamente, saltam do armário usado como metáfora dos mistérios da adolescência.
 
 
 

Nova Representação do GEPECJU no Conselho de Juventude de Sobral


Jocélio Morais Pereira, aluno do curso de Pedagogia da Universidade Estadual   Vale do Acaraú (UVA) e membro do GEPECJU desde a sua criação é o novo representante do Grupo no Conselho Municipal de Juventude de Sobral, importante espaço de discussão das políticas públicas de  juventude no município. Jocélio substituirá a professora Fabiana Araújo Lima que nos representava desde o ano de 2010 e que pediu afastamento para cursar o mestrado em Saúde da Família na Universidade Federal do Ceará.