sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Publicações Recentes sobre Juventudes no Ceará

A produção acadêmica sobre a temática das juventudes vem crescendo consideravelmente no Ceará, especialmente no campo das Ciências Sociais e da Educação. Monografias, dissertações, teses têm sido elaboradas abordando os mais variados aspectos da vida dos jovens. Infelizmente, boa parte dessa produção não chega a ser publicada em livros ou revistas acadêmicas, o que dificulta sua divulgação. 
Dedicamos essa postagem à divulgação de algumas obras (aquelas que chegaram ao nosso conhecimento), publicadas recentemente no Ceará, frutos de pesquisas realizadas com jovens.

O livro Jovens na Política: Animação e Agenciamento do Voto em Campanhas Eleitorais, de autoria de Danyelle Nilin Gonçalves, foi publicado no final do ano de 2012, pela Pontes Editores,  e analisa a participação de jovens em campanhas eleitorais no Brasil e no México. A autora, que é professora do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal do Ceará (UFC) e pesquisadora do Laboratório de Pesquisas em Política e  Cultura, realizou a pesquisa durante as campanhas eleitorais do ano 2000 em Fortaleza, Acaraú(CE) e Cidade do México. Identificando a participação de jovens organizados de forma voluntária ou não na animação das campanhas eleitorais, a pesquisadora teve como intuito principal refletir sobre o significado dessa participação, levando em conta o embate entre "voluntarismo" e "remuneração" que faz surgir o debate sobre a legitimidade ou não de certos grupos.

"Juventude, Violência e Drogas: os desafios às políticas de segurança", organizado pelo professor Antônio dos Santos Pinheiro, da Universidade Regional do Cariri (URCA), foi publicado em 2013 pela FUNCAP. A obra apresenta os resultados de uma pesquisa realizada na cidade de Juazeiro do Norte, localizada no sul do Ceará, tendo como objetivo pensar a relação entre juventude, violência e drogas como um desafio às políticas públicas de segurança no estado do Ceará. Escrito em colaboração com os ex-bolsistas de iniciação científica Wendell de Freitas Barbosa e Dennys Helber da Silva Souza, o livro propõe uma compreensão de violência, em particular aquela relacionada ao "tráfico de bocadas", como "rede constituída por normatividades e disciplinas".

"A Criação está no Ar: Juventudes, Política, Cultura e Mídia" é o título do livro lançado em 2013, com selo da EdUECE, por Alexandre Barbalho, professor dos Programas de Pós-Graduação em Políticas Públicas da Universidade Estadual do Ceará (UECE) e em Comunicação da Universidade Federal do Ceará (UFC). A obra é fruto da pesquisa "Minorias, cidadania e mídia: políticas culturais juvenis no espaço  público contemporâneo", realizada entre os anos 2005 e 2010 com apoio do Programa de Iniciação Científica do CNPq. Compreendendo as juventudes pela ótica dos movimentos minoritários, o autor se ocupou em analisar "as formulações e experiências político-culturais" de atores não governamentais, buscando perceber as peculiaridades desses movimentos como alternativas à cultura política hegemônica. Para tal fim, tomou como campo empírico projetos destinados a envolver os jovens em produções culturais e midiáticas, especialmente os realizados pela  ONG Alpendre, de Fortaleza, e pela Fundação Casa Grande, de Nova Olinda (sul do Ceará).

Oriundo da pesquisa realizada para a tese de doutorado do sociólogo Irapuan Peixoto Lima Filho, o livro intitulado "Em Tudo o que eu Faço, eu Procuro ser Muito Rock in Roll: Rock, estilo de vida e rebeldia" analisa o universo roqueiro na cidade de Fortaleza, buscando compreender o estilo de vida, os discursos e as práticas de rebeldia dos amantes do rock, bem como a rede de relações sociais na qual esses sujeitos estão envolvidos. Em sua análise, o autor, que atualmente é professor do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal do Ceará (UFC), identificou a divisão dos roqueiros em coletivos, que ele chama de agrupamentos, com características distintas. Dentre os agrupamentos, destaca especialmente os metaleiros e os "alternativos" e mostra os conflitos que surgem deles entre si e com os demais agrupamentos, seja de roqueiros ou de não roqueiros. A obra foi publicada em 2013 pela Imprensa Universitária da UFC.

Fruto de pesquisas realizadas ao longo de vários anos com jovens urbanos e rurais, "Juventude, Formação e Valores" foi publicado em 2013 pela Expressão Gráfica e Editora. A autoria da maior parte dos textos é de Maria Nobre Damasceno, professora aposentada da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará (UFC) e pioneira nos estudos sobre juventudes na referida Faculdade. Um dos capítulos da obra é de autoria de Esdras Barbosa Nobre, pós-graduado em Gestão e Marketing Esportivo. O objetivo dos estudos apresentados no livro é compreender a socialização e os saberes dos sujeitos jovens, verificando como eles entendem e vivenciam os valores  sociais, especialmente os originados na família e nas organizações juvenis.

"Sociologia e Juventude no Ensino Médio: Formação, PIBID e outras experiências", organizado pela socióloga Danyelle Nilin Gonçalves e publicado em 2013 pela Pontes Editores, traz textos oriundos da conferência de abertura, das mesas redondas e dos Grupos de Trabalho (GTs) do III Encontro Nacional sobre Ensino de Sociologia na Educação Básica (ENESEB), ocorrido em Fortaleza, de 31 de maio a 03 de junho de 2013. Os textos do livro são assinados pelos seguintes autores: Bernard Lahire; Rogéria Martins e Diogo Tourino de Sousa; Marcelo Rodrigues Conceição e Adriano Pereira Santos; Paulo Pires de Queiroz, Carolina de Souza Amorim e Ingrid de Faria Gomes; Anita  Handfas e Mario Bispo dos Santos; Lígia Wilhelms Eras e Fernanda Feijó; Geovani Jacó de Freitas; Isaurora Cláudia Martins de Freitas e Irapuan Peixoto Lima Filho; Diego Pereyra; Amurabi Oliveira e Vilma Soares Lima; Rosemary de Oliveira Almeida e Judas Tadeu Pereira Alves.

No rol das publicações recentes sobre o tema das juventudes, editadas no Ceará, merecem destaque ainda dois números temáticos da Revista O Público e o Privado, do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas da Universidade Estadual do Ceará. O primeiro deles, lançado no segundo semestre de 2012, traz o Dossiê Crianças e Jovens nas Políticas Públicas que pode ser acessado pelo link: http://www.seer.uece.br/?journal=opublicoeoprivado&page=issue&op=view&path%5B%5D=38

O outro número, lançado em novembro de 2013, é o Dossiê Temático Juventudes e Políticas Públicas que pode ser acessado pelo link: http://www.seer.uece.br/?journal=opublicoeoprivado&page=issue&op=view&path%5B%5D=64




Nenhum comentário:

Postar um comentário