domingo, 6 de maio de 2012

Elisa Guaraná de Castro Abre os Debates Contemporâneos sobre Juventude(s)

 Profa. Elisa Guaraná de Castro no Auditório Central da UVA


Na noite do dia 25 de abril de 2012, no Auditório Central da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), no campus da Betânia, em Sobral, ocorreu a abertura dos Debates Contemporâneo(s) sobre Juventude(s) - Ciclo de Palestras, organizado pelo GEPECJU com o apoio da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas de Juventude da Prefeitura Municipal de Fortaleza e da UVA. 
A palestra de abertura foi proferida pela Profa. Dra. Elisa Guaraná de Castro, docente da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e assessora da Secretaria Nacional de Juventude (SNJ). Abordando o tema Juventude e Políticas Públicas, a professora iniciou sua fala com um histórico da participação juvenil no Brasil e das políticas públicas de juventude. Em seguida, falou do atual contexto das políticas de juventude, enfatizando as ações e os desafios da SNJ e do Conselho Nacional de Juventude (CONJUV) na efetivação de uma política pautada na ampla participação dos jovens brasileiros. Nesta perspectiva, deu especial enfoque à Conferência Nacional de Juventude, relatando seus principais resultados e anunciou a criação do Participatório, mecanismo pensado pela SNJ para ampliar o diálogo entre governo e sociedade no que concerne aos temas relacionados às juventudes, aliando pesquisa e participação.
A palestra de Elisa Guaraná em Sobral contou com ampla participação de professores, estudantes e profissionais de diversas áreas não só da UVA como de outras instituições.
Na tarde do dia 26, Elisa abordou o mesmo tema no Auditório Luiz de Gonzaga, do Departamento de Ciências Sociais da UFC, no campus do Benfica.
Os Debates Contemporâneos sobre Juventude(s) se estenderão até o final do ano de 2012 com uma programação de palestras realizadas em Sobral e em Fortaleza. Para junho está prevista a palestra sobre Juventude Rural com a Profa. Dra. Celecina Veras (UFC), além de já estarem confirmadas as presenças do Prof. Dr. Paulo César Carrano (UFF), em agosto e da Profa. Dra. Regina Novais (UFRJ), em setembro.


Membros do GEPECJU com a Profa. Elisa Guarané de Castro



Nenhum comentário:

Postar um comentário